Livros em minha vida

26.4.15 Unknown 0 Comments

Um pouco de mim antes:
Quando estudei arquitetura, cursei matérias ligadas diretamente ao desenho artístico, isso me deu uma boa base para aprimorar o meu traço; mas foi em casa, com minha mãe e mestra em artes, que eu desenvolvi a sensibilidade artística e o gosto pela pintura desde pequenina. Somos em quatro, eu e três irmãos com idades muito próximas (uma escadinha, como se diz) e, desde muito pequenos, fomos instigados a observar e representar artisticamente não só o que nos chamava à atenção, mas também o que sentíamos (havia um mural na sala de estar para expor os nossos desenhos). A estante de casa sempre foi repleta de enciclopédias e coletâneas de todos os gêneros: culinária, decoração, ciências, desenho, artes, literatura, dicionários, etc., a maioria ricamente ilustrada e colorida.
Como o gosto de meu pai pela leitura era lindo de se ver! Eu me espantava ao ouvi-lo dizer que já tinha lido todos aqueles livros da estante de casa e muitos mais ( por isso ele era o nosso dicionário ambulante, ihihih... ) e também lindo era como os meus pais buscavam alimentar o nosso saber e sensibilidade! Bons tempos...
O meu livro para sempre predileto é o primeiro volume da coleção Mundo da Criança, Poemas e Rimas, um livro de poesias ricamente ilustrado. Não possuímos mais esse volume, pena! Alguns exemplares foram sumindo daquela estante com o tempo... Todavia eu ainda não desisti de encontrar em algum sebo. Li e reli, desenhei e pintei infinitas vezes sob a inspiração dessa obra que ainda é a minha 'caixinha de encantos', porém, nem posso colocar aqui uma foto, pois não há permissão para tal... vide!
Como os antigos continuam na casa de meus pais no interior, vou colocar fotos de alguns dos livros que povoam os quatro cantos aqui de casa atualmente. Procurei incentivar o gosto por livros aqui, assim, na era da informática, meus filhos ainda prezam pelo livro físico. Eles leem obras virtuais também e, muitas vezes preferem os livros aos filmes. Atualmente investimos mais em livros técnicos e relacionados a arquitetura e urbanismo, pois é o que eles estudam, mas sempre que posso, adquiro livros de arte, moda, culinária etc. Os livros infantis deles foram doados em sua maioria e alguns estão na casa dos avós, aqui apenas um livro grande sobre a série Harry Potter, uma coleção de livros de fábulas que ainda estão sob apego e um livro lindo ilustrado por Rebeca Drautemer que eu adoro!!

Um abraço ilustrado,
Anahy

.

0 comentários: