Tutorial: livro alterado / diário de arte (art journal)

29.3.15 Unknown 0 Comments

Eu comecei a fazer art journal pela necessidade de exteriorizar pensamentos cotidianos e porque pretendia exercitar o desenho e a pintura diariamente e de uma forma mais rápida. Mas o fato de estar decepcionada com a compra de um livro antigo (percebi que não era a edição que eu queria quando o correio entregou), foi o que realmente me impulsionou a fazê-lo.
Seguindo o este tuto, consegui alterar o meu primeiro livro. Há pouco tempo, fiz um menor (na foto abaixo) aproveitando um Shakespeare que meu filho comprou numa feirinha de bairro por $15,00. Este pretendo usar para exercitar rostos e expressões faciais. Nele adicionei algumas folhas de papel aquarela e forrei as contra-capas com papel vergê verde colocando uns bolsos para guardar recortes de revistas que uso em minhas artes.
O art journal é uma espécie de diário, só que não apenas com escrita, mas com desenhos, pintura, carimbos, colagens, textura e mais o que der na telha (mix média ou técnica mista). É uma versão descolada de diário mais scrapbook, onde o que importa mesmo é expressar o sentimento usando todo o material que estiver à mão. Pra mim é ótimo, pois agora posso usar tudo que comprei em papelaria e ficava guardado até vencer (um montão de papel, lápis, canetas, tintas e outras coisinhas) lol! Tem gente que usa outras superfícies também, como blocos feitos caixas de cereais recicladas. Eu prefiro os livros antigos e livretos, como os de formatura com capa dura. Também gosto de ideia de aproveitar agendas antigas. Às vezes da uma dó descartar uma boa agenda só porque o ano passou!
O art journal me deu oportunidade de compartilhar muitas experiências e contactar muitas pessoas de outros países, inclusive profissionais, mas aqui no Brasil ainda não é muito praticado.
Espero que esse post seja encorajador e que o art journal ganhe cada vez mais adeptos aqui no Brasil, porque a troca de experiências é uma mola propulsora para a criatividade e também, eu ando procurando a 'minha turma compatriota'! Vamos fazer arte no diário gente!


Beijos de luz!!
Anahy

0 comentários: